quarta-feira, 21 de novembro de 2012

                                         História do Dia Nacional da Consciência Negra     
        Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
       A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
      Durante o mês de novembro a professora Cássia Amarante, com os alunos do 7º ano, pesquisaram  e apresentaram para todos os alunos dos anos finais um trabalho sobre as contribuições do negro para a cultura brasileira: danças, músicas, culinária, esporte, vocabulário. Nesse dia a merenda escolar foi tipicamente africana: feijão, canjica e mingau.
      Também assistiram a dança da capoeira com os alunos que participam do Projeto Criança Feliz e o professor Sérgio, o que agradou muito aos alunos.































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.